News

Eficiência reprodutiva em gado de corte

Sua propriedade de gado é eficiente e produtiva? Para alguns esta questão pode parecer simples, mas a realidade é que há muitos “pormenores” até se chegar à resposta mais apropriada. Um fator determinante para obtê-la é saber com precisão o período de intervalo entre partos na propriedade, que nada mais é que o tempo médio em que uma vaca demora entre ter um bezerro e outro.

No Brasil, este número tem sido a dor de cabeça de muitos pecuaristas. Em linhas gerais, a média atual varia de 500 a 510 dias de intervalo entre partos. Segundo Gustavo Santos, Doutor em reprodução animal e membro da SBTE, o número ideal é de 365 dias, ou seja, é preciso produzir um bezerro por vaca ao ano.

Ele cita duas principais maneiras para melhorar isso, sendo a primeira delas o aprimoramento de técnicas de manejo. Isso consiste em, por exemplo, cuidar da nutrição das vacas. “Em algumas épocas do ano, os animais têm condições corporais muito boas, principalmente no período de chuvas. Porém, em outras ocasiões, a vaca chega a passar fome e perde o que nós chamamos de escore de condição corporal. Isto interfere diretamente em sua eficiência reprodutiva”, destaca Santos.

Já a segunda maneira que ele cita para aprimorar a eficiência reprodutiva é ter atenção com o anestro pós-parto, que é a ausência de cio em uma vaca após ter um bezerro. Para tal problemática, a inseminação artificial em tempo fixo, mais conhecida como IATF, é uma ótima solução. “Com ela é possível fazermos um protocolo farmacológico objetivando uma ovulação sincronizada e também realizar uma inseminação artificial com raças de interesse do mercado”, enfatiza.

Calendários operacionais, nutricionais e sanitários são outros dos “pormenores” que devem fazer parte da rotina de uma propriedade que busca a eficiência. Importante destacar que uma vaca custa na casa de 40 a 60 reais por mês ao produtor. Tal dado deve motivar o pecuarista a buscar formas de melhorar a produtividade, pois uma boa forma de aumentar lucratividade é fazer crescer a eficiência reprodutiva.



Institutions



Societies



Sponsors